24/11/08

Teoria Heliocêntrica

Consiste em que o Sol está no centro do Sistema Solar e que a Terra gira em torno do Sol, tal como os restantes astros.

Teoria Geocêntrica

Consistia em a Terra estar no centro do Universo, sem se mexer, e todos os astros giravam sobre esta, em órbitas circulares.

Formação do Sistema Solar


O Sistema Solar formou-se a partir de uma Supernova. As Supernovas têm a sua origem na explosão de grandes estrelas.Pensa-se que o Sistema Solar se formou cerca de 8 a 12 mil milhões de anos após o Big Bang.
Dá-se a explosão da estrela, a nuvem de material que constituía a estrela é lançada para o espaço. O material da nuvem agrupa-se em núcleos de matéria devido à acção da gravidade . De um dos núcleos desta Supernova formou-se o nosso Sistema Solar.
O núcleo formado por poeiras e gases devido à energia que continha começa a condensar-se, a rodopiar e a aquecer. Forma uma bola de matéria e esta, devido ao movimento, começa a achatar. Do centro da massa forma-se o Proto-Sol (que iria originar o Sol) e os restantes astros do Sistema Solar formaram-se do material que foi lançado para o espaço dos bordos da massa (passados milhões e milhões de anos).


11/11/08

Teoria do Big Bang:

Segundo esta teoria,há cerca de 15 a 20 mil milhões de anos, uma pequena bola de partículas explodiu e dessa expulsão nasceu o Universo.